Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Requiem de Verdi-Introitus e Kyrie



Pode dizer-se que uma missa requiem é uma ópera com textos liturgicos, é uma missa católica na qual se pede, pelo descanso eterno das almas dos mortos A estrutura do texto musicável é essencialmente a mesma de outras missas, e as partes variáveis (próprio da missa) focalizam as circustâncias especiais ligadas ao texto da missa de defuntos.

Vários compositores musicaram “missas requiem” em memória das pessoas mais variadas.

O “requiem ateu”, como foi descrito certa vez o Op.45 de Brahms, sob o pretexto das escassas vezes em que Deus é mencionado, foi escrito em homenagem a dois defuntos, o seu amigo Schumann e a sua mãe que viria a falecer pouco tempo depois.

Porém o requiem de Verdi, a antepenúltima obra dele,escrita em 1874 em memória do seu grande amigo Manzoni, é sem dúvida a minha missa favorita,passe a genialidade da de Mozart. Tanto que a meu ver nem requer a prévia condição de católico, basta que se oiça com o coração.O próprio Verdi, que se considerava cristão, não apreciava os rituais religiosos, nem concordava com a rígida hierárquia eclesiástica

Para esta minha preferência, talvez tenha contribuído o ter assistido há muitos anos, tantos que já nem me lembro quantos,(mas vou tentar descobrir), a um magnífico espectáculo em Lisboa no Coliseu do Recreios do qual só me lembro que cantavam a “enorme” Fiorenza Cossotto(mezzo), o marido Ivo Vinco(baixo), sendo a soprano, salvo o erro a Mara Zampieri (nâo sei que é feito dela) e a orquestra e coros da Royal Symphonia Orquestra. No fim 25 minutos ininterruptos de aplausos.

1-Introitus

Requiem aeternam dona eis, Domine,
Repouso eterno dá-lhes, Senhor,

Et lux perpetua luceat eis.
E luz perpétua os ilumine.

Te decet hymnus, Deus, in Sion,
Tu és digno de hinos, ó Deus, em Sião,

et tibi reddetur votum in Jerusalem:
e a ti rendemos homenagens em Jerusalém:

Exaudi orationem meam,
Ouve a minha oração,

ad te omnis caro veniet.
diante de Ti toda carne comparecerá.

Requiem aeternam dona eis, Domine,
Repouso eterno dá-lhes, Senhor,

Et lux perpetua luceat eis.
E luz perpétua os ilumine

seguido no video (5.31) por

II. Kyrie

Kyrie eleison.
Senhor, tem piedade.

Christe eleison.
Cristo, tem piedade.

Kyrie eleison.
Senhor, tem piedade.

Cantado por Angela Gheorghiu(soprano),Daniella Barcelona(mezzo)Roberto Alagna(tenor) e Julian Konstantinov(baixo), alignados das esquerda para a direita. Orquestra Filarmónica de Berlin dirigida em 2001 por Claúdio Abbado.

Para aceder ao vídeo clicar aqui

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto é mesmo muto bom. E não, não é preciso ser católico.

Luís Maia disse...

De uma forma geral eu gosto das missas requiem, que conheço como as melhores, Verdi Mozart e Brahms.

Não achas aqui que as vozes "sujam" a beleza da música ? ou será que perdoas por reconheceres que é preciso numa missa que alguèm "reze"

Anónimo disse...

Não, não acho que as vozes sujem a beleza da música porque tudo aqui é harmonia. Tudo bate certo, é como se uma não fizesse sentido sem a outra.

Eh pá, pois. Já que há missas pelo menos que haja um gajo empenhado na oração e não para Inglês ver.