Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Lucia di Lammermoor-Cruda Funesta smania



Normanno, chefe da guarda, procura juntamente com os seus homens, nos arredores do castelo de Ravenswood, o inimigo da família Ashton, Sir Edgardo.

Lord Enrico junta-se á busca é diz a Normanno quão dificil é a sua posição politica, devido as mudanças, que se estão a verificar no poder, de um momento para o outro, o rumo dos acontecimentos pode alterar-se e ser o seu inimigo Edgardo, a quem destitui de quase todos os seus bens, a tomar o poder na região.

Apenas o casamento de sua irmã Lucia com Lord Arturo pode salvar Enrico e assegurar a sua periclitante situação, mas ela não quer aceitar esse casamento.

O venerável Raimondo, o capelão intervem desculpando Lucia e garantindo que ela continua afectada pela recente morte de sua mãe.

Normanno interrompe as explicações e afirma que a verdadeira razão é Lucia estar apaixonada por um homem, que lhe salvou a vida quando um touro a atacou, a caminho do tumulo de sua mãe e que desde então se vêem de madrugada junto à fonte.

Este apaixonado,embora desconhecido, parece ser ao que tudo indica o próprio Edgardo.

De tudo isto não existe video disponível, o primeiro que encontro corresponde a primeira ária do barítono Lord Enrico aqui cantado por Gabriel Velasco, chamada “Cruda Funesta Smania”, gravado no Mexico em 1995, fora do contexto cénico, da ópera.

Nesta ária Enrico duvida do que lhe dizem cantando

“Cruel e funesta ira
acendeste no meu peito
é demais, é demasiado horrivel
esta fatal suspeita.
Faz-me gelar e tremer
Pôe-me os cabelos em pé,
Ver coberta de opróbio
Aquela que minha irmã nasceu”


Sem comentários: