Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, janeiro 13, 2007

NORMA-In mia main al fin tu sei


Norma não se enganara ao supor que se trata de Pollione, que aparece conduzido por alguns soldados, numa atitude desafiadora.

Retirando um punhal das mãos de Oroverso, prepara-se para apunhalar Pollione, mas falta-lhe coragem.

Um pouco mais recuperada, Norma declara que vai interrogar o romano a sós.

Depois de todos se retirarem começa o dramático momento em que Norma se oferece para salvar a vida de Pollione, na condição deste renunciar a Adalgisa para sempre.

In mia main alfin tu sei (Nas minhas mãos estás, por fim) é o que diz Norma ao iniciar o dueto, ao que o romano responde No si vil non son (Não sou tão cobarde)

Iniciando-se o seguinte diálogo

Norma (N): Ignoras que a minha ira supera a tua ?

Pollione (P): Espero o teu golpe

N : Não sabes que aos nossos filhos
No coração esta daga …?

P: Oh Deus o que oiço ?

N: Sim contra eles levantei o seu fio
Ja vês, jã vês a que extremos cheguei
Não os feri, mas agora
Poderia consumar o crime
Num instante
Posso esquecer que sou mãe

Esta tentativa desesperada da sacerdotisa, agora só mulher , não surte efeito, o romano diz-lhe que afunde antes o punhal no seu peito.

Norma diz-lhe então que também Adalgisa há-de morrer, entre as chamas perecerá.

Pollione responde “toma a minha vida mas dela, dela tem piedade”.

Iniciando-se a última parte di dueto, com Norma a dizer “Preghi alfine ?” (Imploras por fim ? )

Imploras por fim
Indigno! Já é tarde
No seu coração quero ferir-te, sim
Já me regozijo com o teu olhar
De dor, da sua morte
Posso, por fim ,igualar,
a tua dor á minha

e Pollione

Ah! Que te acalme o meu terror
eis-me, aqui, a teu pés chorando,
Sobre mim descarrega todo o teu furor
Mas tem piedade de uma inocente
Que a tua vingança se satisfaça
Comigo morrendo à tua frente

Caballé canta com Clementi Lamberti como Pollione

Sem comentários: