Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, janeiro 02, 2007

NORMA-Personagens


È grande a exigência imposta á protagonista da Norma, sob o ponto de vista vocal,quanto á tecitura, necessitando-se duma soprano dramática de coloratura, como se designam as sopranos com voz de maior envergadura e consistência, habitualmente usadas também para cantar papéis wagnerianos.

Contrariamente ao que se pensa, as vozes femininas mais altas, designadas genericamente por sopranos, subdivide-se em várias classes, não sendo uniformes as suas vozes, e as exigência de cada obra envolvem, por sua vez, diferentes requisitos. Obviamente não deve pensar-se que todas as sopranos, estão habilitadas a cantar todas as óperas.Não é realmente assim, tanto que muitas situações negativas aconteceram, com graves consequência na carreira de algumas artistas, por não se ter salvaguardado este aspecto muitas vezes em nome de interesses comerciais

Pollione, pro-consul romano governador da Gália, é um papel que deverá ser entregue a um tenor lírico spinto,de bons registos agudos, mas dotados de voz delicada e flexível.

Adalgisa, sacerdotisa foi um papel escrito para soprano ligeiro, também chamada de coloratura exigindo-se poder cantar notas sobrea gudas, pelo que hoje em dia se opta por entregar este papel a mezzo-sopranos, pela facilidade com que por definição dominam essas notas.

Oroveso, grande sacerdote dos druídas e pai de Norma, é uma papel para ser cantado por voz baixo, termo que designa a mais grave das vozes masculinas.

Clotilde, ajudante e amiga de Norma, é um papel secundário, normalmente entregue a uma soprano

Flávio é por sua vez amigo e ajudante de Pollione, também é uma papel para tenor lírico de características idênticas ás referidas para Pollione.

Sem comentários: