Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, janeiro 15, 2007

NORMA-Final

Perante a recusa de Pollione, Norma manda reunir a Assembleia anunciando que tem uma nova vítima, uma sacerdotisa perjura, que pecou contra a Pátria e o deus, tornando inúteis as súplicas do romano, julgando que ela ia denunciar Adalgisa.

Enquanto a pira é acesa para o sacrifício, revela que a pecadora é ela e lembra a Pollione que tal como estiveram unidos durante a vida, também o estarão na hora da morte.

Pollione percebe a grandeza do coração de Norma e diz-lhe

Junto morreremos, ah sim morreremos
as minhas últimas palavras
serão que te amo
mas na hora da morta, não me rejeites
antes de morrer
perdoa-me”

Todos querem que ela desminta o seu delito, mas a revelação do facto de ser mãe agrava a sua culpa.

Oroveso, o pai , furioso recusa salvar a vida dos filhos de Norma, como se pode ver no início do 2º video.

Ela canta a sua última e comovedora súplica, que emociona até Oroverso

Ah! Não os convertas em vítimas
do meu erro fatal
Ah! Não os trunques, na flor
da sua inocente idade.
Pensa que são o teu sangue,
E tem piedade deles
Ah, pai tem deles piedade

Oroveso(o magnífico Del Bosco), acaba por lhe dizer que toma conta dos filhos. Enquanto isso Pollione afirma o renascer do seu amor.

Norma, feliz por morrer ao lado do homem amado, sobe com ele para a pira funerária.

Equanto o coro invoca a maldição divina, os dois amantes, unem-se num amor, mais santo e duradouro.

Enfim não há palavras para descrever Caballé, para mim a inigualável Norma



Sem comentários: