Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Lucia di Lammermoor-Regnava nel silencio



A dúvida de Enrico é desfeita por um grupo de caçadores que passam pelo local e que confirmam que o nome do apaixonado é, com efeito, Edgardo.
Enrico clama vingança, todos tentam acalmá-lo.
Muda a cena e Lucia acompanhada de Alisa, chega á fonte em ruínas na floresta.

Alí enquanto espera a chegada de Edgardo, Lucia relata como lhe apareceu um dia, entre as águas tingidas de sangue daquela fonte, uma jovem morta muitos anos atrás por ciúmes de um Ravenswood.

Este recitativo dá entrada á primeira ária da soprano “Regnava nel silêncio”,(no video 2.09) de uma considerável dificuldade, pelos registos agudos, para conseguir efeitos que tenden a “desiquilibra” a melodia, justificado pelo próprio carácter desiquilibrado de Lucia.

Uma frases de Alisa separa a ária da cabaleta “Quando rapito in estasi”,(no video 5.50) de ritmo muito mais leve, que constitui uma demonstração do virtuosismo da intérprete, pois é neste parte que deve exibir o seu gosto na escolha das ornamentações vocais.

No primeiro video, canta em grande diva Joan Sutherland, nesta Lucia já com 62 anos, mas ainda em grande forma, no segundo uma soprano mais “actual” Mariella Devia no Japão em 2004.

Esta soprano italiano, já não é uma debutante, por altura desta exibição, já contava com 56 anos, mas ainda mantém intocáveis todas as qualidades.




Sem comentários: