Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Lucia di Lammermoor-Sulla tomba

Depois da ária de Lucia, Edgardo faz a sua entrada. Apenas com essa entrada, ele revela o seu carácter impetuoso, num recitativo bastante longo e cheio de força que contrasta com a delicadeza de Lucia.

Egardo vem anunciar que vai partir, mas que antes, pedirá a Ashton a sua mão, como sinal de paz entre ambos.

Lucia pede-lhe que silencie aquele amor por agora, temendo a cólera do irmão.

Entre ambos estabelece-se a partir daquele momento um dueto de amor que começa com a frase do tenor “Sulla tomba” (no video só em 3.09).

Jurou vingar-se perante o túmulo do pai,(sulla tomba que encerra il tradito genitore) mas que o amor por ela, fez dissipar essa ira, porém como não consegue que ela seja dele a jura não foi quebrada, mentendo-se.

“Ah que só o amor te incendei o peito
cede, cede, cede por mim, cede ao amor”

Diz-lhe Lucia, ao que Edgardo responde (qui de spoza eterna fede)

“aqui perante o céu
jura-me eterna
fidelidade de esposa
Deus escuta-nos
Deus Vê-nos
Templo e altar é um coração amante
Ao teu destino uno o meu sou teu esposo”

Coloca-lhe então uma anel no dedo,Lucia anui e cantam os dois

“Só o gelo da morte poderá
apagar o fogo do nosso amor


para continuar num momento de extraordinário lirismo, com o “Ah, verrano a te” (no video em 5.29), em forma de cabaleta, do dueto, em que canta primeiro o soprano, depois o tenor, para acabarem os dois junto

“Ah! Irão chegar-te com a brisa
os meus suspiros ardentes
ouvirás no murmúrio do mar
o eco dos meus lamentos
Sabendo que de gemidos
E de dor me alimento
Deixa que uma amarga lágrima
Tome sobre esta prova de amor!


No  video, canta Plácido Domingo e Wise no teatro Zarzuela em Madrid em 1981, englobando todo o recitativo desde a entrada de Edgardo em cena


Sem comentários: