Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Lucia di Lammermoor.-Dalle stanza ove Lucia e árias da loucura

No grande salão do castelo de Ravenswood, continua a festa de noivado, A família Ashton celebra o facto de graças a Lord Arturo, lhe sorrirem de novo os astros.

Entra então na sala Raimondo com o semblante perturbado e pedindo silêncio, explica que Lucia, tendo perdido a razão, matou Lord Arturo, com o próprio punhal deste.

Aqui cantado pelo baixo Elia Todisco



Lucia entra em cena, com o cabelo despenteado e o rosto coberto de uma desolação mortal, com movimento convulsivos, manifestando demência.

A entrada de Lucia, dá lugar ao início da famosa ária da loucura.

Numa primeira parte, Lucia canta uma cena onde se passa de uma forma quase imperceptível do recitativo à ária, que tem um elevado interesse poético e musical.

São estas as palavras

O doce sono
da sua voz tocou-me
Ah, aquela voz
Penetrou no meu coração
Edgardo! Eu pertenço-te
Edgardo! Ah meu Edgardo
Sim, pertenço-te
Dos teus inimigos fugi
Um gelo se insinua no meu peito
Toda eu estremeço
Vacila o pé
Junto á fonte comigo te sentavas
Ai de mim ! Surge o tremendo
Fantasma e nos separa
Ai de mim! Ai de mim!
Edgardo!… Edgardo! … Ah!
O fantasma , o fantasma nos separa!
Refugiemo-nos Edgardo, junto ao altar
Está coberto de rosas
Uma harmonia celestial
Diz-me não ouves ?
Ah soa o hino nupcial
A cerimónia é preparada para nós
Oh ! feliz de mim !
Edgardo ! … Edgardo !
Oh ! feliz de mim !
Oh ventura que se sente e não se diz

Aqui canta Natalie Dessay num espectáculo no Met em 2007



(No segundo vídeo)

Arde o incenso … brilham
As sagradas velas, ardem em redor
Eis o sacerdote
Dá-me a tua mão
Oh ! venturoso dia !
Finalmente sou tua… tu és meu,
Deus a ti me deu …

Seguindo-se a uma réplica do coro

Todo o prazer será muito grato
compartilhado contigo
do céu clemente um sorriso
a nossa vida iluminará”

ainda Natalie Dessay "ardon gli incensi"



(No terceiro vídeo)

Esta longa cena da loucura de Lucia, termina então com uma cabaleta de grande beleza musical “Spargi d amaro pianto”

Onde ela diz

De amargo pranto semeia
o meu véu terrestre,
enquanto lá em cima, no Céu,
eu rezarei por ti
Apenas a tua chegada
Tornará belo o céu para mim



Acabo com um bravísssimo Dessay !!!

Sem comentários: