Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Cavalleria Rusticana-Inngemmisco

Os aldeões partem, outros entram na igreja ou seguem para direcção diferentes.

Quando Alfio vê Mamma Lucia, pergunta-lhe se ainda lhe resta algum daquele vinho velho, Lucia responde-lhe que não sabe, dado que Turiddu foi a Francofonte buscar mais.

Alfio diz-lhe que isso não é verdade, pois viu-o durante a manhã, perto da sua casa.

Mamma Lucia fica surpreendida mas Santuzza fa-la calar. Alfio abandona a cena no momento em que se ouve cantar o coro no interior da igreja

(O primeiro vídeo começa aqui)

A música adquire um tom muito mais solene, quando se ouve o som de um órgão e os aldeões cantam "Regina Coeli", uma peça religiosa em que os instrumentos de metal acompanham suavemente o canto.

"Regina coeli, laetare aleluia
Quia, quem meruisti portare... Aleluia
Ressurrexit sicut dixit ... Aleluia"

O Coro envolvendo

"Cantemos hinos
o senhor não morreu !
Radiante, ele têm aberto o sepulcro.
Cantemos hinos ao
Senhor ressuscitado
que hoje ascendeu â gloria do céu!

Entrando Santuzza a cantar (apenas em 2,36) uma pequena intervenção mas muito bela
onde repete a solo o que o coro acabara de dizer.

De seguida entram todos na igreja, ficando apenas no adro Lucia e Santuzza, acabando o vídeo com uma pergunta de Lucia "Porque me pediste para me calar ? "

O segundo vídeo começa exactamente com uma ária de Santuzza "Voi lo sapete, o Mamma". Trata-se de um número descritivo e linear, onde ele lembra que

Turiddu e Lola eram noivos, antes dele ter ido para o serviço militar. Quando regressou descobriu que Lola se havia casado com Alfio. Turiddu tinha tentado esquecê-la com ela. Porém Lola invejosa esqueceu-se do seu marido e roubou-lho. Privada da sua honra ela chora, enquanto eles se voltaram a amar.

Diz-lhe então Mamma Lucia

"Pobre de nós!
Que me estás a contar
neste santo dia ?"

Retorquindo-lhe Santuzza

"Estou condenada, estou condenada
Vá oh Mamma, implorar
a Deus e rogue por mim
Turiddu virá
suplicar-lhe-ei mais uma vez"

Os vídeos apresentados continuam a fazer parte do mesmo espectáculo realizado em Tóquio e cantado pela mezzo Giulietta Simionato em 1956.

Contudo quem preferir ouvir Fiorenza Cosotto clique aqui


Sem comentários: