Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Cavalleria Rusticana-Ah lo vedi

O primeiro vídeo, ilustra na sequência da edição anterior a segunda parte do dueto entre Santuzza e Turiddu.

Turiddu começa por lhe perguntar "viste o que fizeste ? " recriminando-a por Lola se ter ido embora sem ele.

Santuzza implora-lhe que não o deixe
" A tua Santuzza chora e implora-te
como podes rejeitar assim a tua Santuzza ?
Não Turiddu fica
fica mais um pouco
abandonar-me é o que queres ?"

Turiddu contesta
"Porque me persegues, porque me espias
mesmo á entrada da igreja ?

Acabando por ser mais incisivo no repúdio ao dizer :
"Vai-te embora repito
não me incomodes
é inútil lamentares-te depois da ofensa"

Atirando-a ao chão e dirigindo-se para a igreja, clamando
"Dell ira tua nom mi curo"
"As tuas ameaças não me assustam"

Santuzza grita-lhe em final de dueto
" A te la mala Pasqua. spergiuro !
Desejo-te uma má Pascoa, perjuro !

(Muito embora a Cavalleria Rusticana, não tenha árias com notas demasiado altas, o certo é que o papel de Santuzza foi escrito para voz soprano. Notável o desempenho da Simionato, uma mezzo-soprano e a sua capacidade de cantar maravilhosamente este papel.

Ela e a Cossoto para mim as grandes mezzo que jamais existiram.)

Para aceder ao vídeo cantado por Cossotto e Placido Domingo clicar aqui

O segundo vídeo é a continuação perfeita do primeiro, consiste na entrada de Alfio em cena, perguntando por Lola, Santuzza que acabara de ser humilhada por Turiddu, reage explicando a Alfio que a mulher o engana, enquanto

" ele viaja sob a chuva e o vento para ganhar o pão" Lola v adorna il tetto in malo modo" ou seja "Lola adorna-vos a testa de má maneira".


Alfio furioso pede-lhe que conte toda a verdade

"A verdade
Turiddu, retirou-me a honra
a agora a vossa mulher, priva-me dele"

Alfio ameaça-a "se estiveres a mentir arranco-te o coração", mas ela confirma

"Não é meu costume mentir
Juro-vos pela minha vergonha e dor
que vos disse a triste realidade, Ai!
Pela minha vergonha e dor"

A ira de Alfio na última parte deste dueto a partir da frase "Comare Santa", conduz a uma cena de enorme violência tanto teatral como musical, que tem uma viva e espectacular expressão, nos instrumentos de corda e de metal da orquestra.

Santuzza arrepende-se de ter contado o que sabia ao ver Alfio jurar vingança dizendo

"Eles são os infames, não lhes perdoo
vingança terei antes
de o dia acabar !"









Sem comentários: