Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Cavalleria Rusticana-Dite Mamma Lucia

O som de umas campaínhas desencadeia uma explosão de colorido musical que evoca o ambiente festivo do domingo de Páscoa, quando o pano sobe.
A orquestra interpreta outro tema, que lembra vagamente o ritmo da valsa, que é introduzido pelas cordas e pouco tempo depois pelo oboé. Ouvem-se ao longe as vozes dos camponeses que, a pouco e pouco vão aparecendo no cenário; o tema orquestral junta-se ao coro dos lavradores, em que se alternam as vozes masculinas e femininas, criando diversos jogos melódicos que dão a esta peça um grande brilho.

Cantam as alegrias e a beleza da vida no campo , mas agora é tempo de "cantar as ternas canções que fazem o coração palpitar com força"
"

Quando a intervenção dos camponeses termina, a música passa para um tema lento, em tom menor, que se converte no primeiro esboço do drama.

Este tema introduz o diálogo entre Santuzza e Mamma Lucia.

Santuzza dirige-se para a taberna de Mamma Lucia para lhe perguntar pelo filho Turiddu, por quem está muito apaixonada, respondendo-lhe a mãe que foi a Francofonte comprar vinho, mas Santuzza não acredita dado saber que ele foi visto de noite na aldeia.

Lucia manda-a entrar em casa, mas Santuzza recusa porque está excomungada, devido ás suas relações pré-matrimoniais com Turiddu.

Entra Alfio o carreteiro e marido de Lola, acompanhado pelo som de estalos de chicote, aparecendo em ritmo de carácter militar, cantando uma breve ária "Il cavalo scalpita" acompanhado pelo coro.

" O cavalo trota
tintinam os guizos.
Estala o chicote !

Eh vocês
que sopre o vento gelado
que caia a água ou neve
a mim que me importa ?

O coro replica

"Que grande ofício
ser carreteiro
andar de um lado para o outro
Oh que grande ofício"

Para ver o filme interpretado por Fiorenza Cossoto (Santuzza), Anna di Stacio(Lucia) Giangiacomo Guelfi (Alfio)

(clicar aqui)



Sem comentários: