Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, junho 03, 2007

La Boheme-Che gélida manina

Logo que se despede dos amigos Rudolfo tenta trabalhar, nas não consegue concentrar-se. Batem à porta.é Mimi, uma vizinha que pede a Rudolfo uma luz porque a sua vela se apagara, quando subia a escada.

Seduzido pela beleza dela, manda-a entrar e ajuda-a a vencer um ataque de tosse e o cansaço da subida da escada que a leva a um desfalecimento. Oferece-lhe um copo de vinho após o que ela pretende retirar-se mas volta logo em seguida, porque terá perdido a chave da sua casa.

Os dois começam a procurá-la. Rudolfo encontra-a mas esconde-a.

A luz providencialmente apaga-se e na escuridão Rudolfo encontra e acaricia a mão gelada de Mimi.

O poeta conta-lhe então a sua vida, a sua pobreza, os seus sonhos e como os olhos dela exerceram um poder mágico sobre ele (Che gelida manina, se la lasci riscaldar).

Ele diz-lhe também, que, tem uma alma milionária, mas que por vezes do seu cofre roubam todas as jóias, dois ladrões, os belos olhos.

Porém não se incomoda com o roubo, porque em seu lugar apareceu a esperança, pede-lhe então que se apresente.

"Agora que já me conhece
falai vós, contai-me.
Quem sois ? Gostaria de dizer-me ?

Quanto ao protagonista nada a acrescentar é Luciano Pavarotti, Ileana Cotrubas.
Para ouvir clicar aqui

Sem comentários: