Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, outubro 07, 2007

Elixir do Amor-Quanto é bella quanto é cara

Segue-se a primeira intervenção de Nemorino, a sua cavantina onde se descobre o carácter desta personagem, é uma passagem de grande beleza onde a sua inquietação amorosa é evidenciada.

Nemorino está à beira do desespero, pois o casamento de Adina com o sargento Belcore, está anunciado e mais do que isso, foi antecipado para a tarde daquele mesmo dia.

Nemorino canta

Como é bela e adorável
Quanto mais a vejo, mais gosto dela,
Mas a essa coração não sou capaz
de inspirar o menor afecto
Ela lê, estuda, aprende
Para ela não há coisa desconhecida
Eu sou um idiota
que não sabe mais do que suspirar
Quem me iluminará a mente ?
Quem me ensinará a fazer-me amar ?

Fica a nota desta cavantina cantada por Nicolai Gedda clicando aqui.

Gedda é um tenor sueco nascido em 1925, que suponho hoje já completamente retirado.
Considerado por alguns o mais versátil do século 20, como atestam as suas mais de 200 gravações em papéis muito diferentes.

Ou, preferindo a versão cantada por Rolando Villazon, clicar aqui

Tenor mexicano nascido em 1972, radicado em França, considerado um dos melhores tenores líricos da atualidade.

Sem comentários: