Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, março 16, 2007

O Trovador-Condotta el era in ceppi

Uma vez a sós Manrico interroga Azucena, aquela que pensa ser a sua mãe, sobre o significado da sua sinistra canção.Inicia-se a ária "Condotta ell era in ceppi" onde Azucena conta

"que levaram a sua mãe, até ao seu horrível destino com o filho nos braços, tentei aproximar-me dela, mas em vão tentei e em vão tentou a infeliz mandar parar e benzer-me, pois entre blasfémias obscenas, picando-a com as espadas, empurraram-na para a fogueira os malvados esbirros. Então com palavras entrecotadas Vinga-me exclamou. Estas palavras deixaram um eco eterno neste coração.

Manrico pergunta-lhe "La vendis casti ?" (E vingaste-a ?)

"Consegui sequestrar o filho do conde. Arrastei-o até aqui, as chamas ardiam, já preparadas"

Manrico em pânico "As chamas ? Oh céus ! Por acaso tu ?"

Azucena continua a descrever a cena da visão fúnebre e a súplica de vingança de sua mãe, concluindo

" estendo a minha mão trémula
agarro na vítima
aproximo-a do fogo, empurro-a para ele.
O delírio fatal cessa
e a cena horrível desvanece-se.
Ficam apenas as chamas que ardem
e destruem a sua presa
Então viro o rosto
e vejo á minha frente
o filho do malvado conde"

Acabando a lamentar-se de por engano ter queimado o seu próprio filho

"O meu filho o meu filho
tinha queimado o meu próprio filho

terminado

"Sobre a minha cabeça ainda sinto
os cabelos a eriçarem-se"

Enquanto Manrico permanece mudo de horror e de surpresa.

De novo cantado por Fiorenza e Plácido Domingo


Sem comentários: