Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, outubro 30, 2017

Trovador(O)-Algumas notas e memórias pessoais

A ópera IL TROVATORE, de autoria de Verdi, foi estreada em Roma no ano de 1853, no ano da morte da nossa rainha D.Maria II e foi cantada pela primeira vez no Teatro S.Carlos em 1854 (apenas um ano depois)

Um libreto de Salvatore Cammarano baseado num drama dum dramaturgo espanhol António Gutierrez

Até à data que assisti ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa no dia 11 de Abril de 1978, já tinha sido cantada no S.Carlos por 4 vezes,(após a sua reabertura ) e nunca por cantares de segunda categoria. Elencos compostos por Beniamino Gigli, Franco Corelli, Carlo Bergonzi, Gino Bechi, Sesto Bruscantini ou Piero Capupuccilli, não eram elencos de segunda em qualquer parte do Mundo.
Desta vez também não Piero Cappuccili (Conde de Luna) repetiu a visita, a grande Fiorenza Cassotto (Azucena) repetiu igualmente a presença neste papel,. Trouceram uma novata (quase)  Mara Zampieri( Leonora) e Vincenzo Bello (Manrico)  e o clássico (marido de Cossotto) Ivo Vinco (Ferrando).

As 5 vezes que referi esta ópera ter sido cantada em Lisboa, referm apenas as cantadas após a sua reabertura ,porque antes disso só no S.Carlos foram mais de 40 vezes desde a sua estreia

Como seempre nessa  altura  embora em pequenos papéis havia sempre lugar  para cantores portugueses, foi o  caso de Lia Altavilla,Alcino Vaz, Alberto Silveira, Manuel Almeida.

A orquesta e o coro eram do Teatro S.Carlos

Gostaria de poder registar por aqui alguns momentos dessa récita em Lisboa, mas obviamente que é impossível, pelo que vou tentar mostrar quem eram esses intérpretes e o como cantavam algumas áreas desta ópera de Verdi

Sem comentários: