Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, dezembro 14, 2008

I Pagliacci-So ben che difforme

Nedda não se tinha apercebido que Tonio a observava com um desejo obsessivo.
Este diz-lhe

Sei bem que disforme
e corcunda sou
que apenas desperto
a troça e o horor,
No entanto o pensamento
tem um sonho, um desejo,
e um palpitar o coração !
Quando, desdenhosa
passas junto a mim
não sabes quanto pranto
me arranca a dor
Porque, contra a minha vontade,
sofri o encanto,
venceu-me o amor !
Oh ! deixa-me dizer-te ...

Mas Nedda interrompe-o com agreste ironia, maltratando os obscuros sentimentos do palhaço que se aproxima dela, que o ridiculariza, enquanto ele entre ameaças e súplicas lhe diz "Não sabes quanto pranto me arranca a dor. Não te rias, não"

Enquanto Nedda lhe diz

Acaso tendes comichão nas costa
ou será preciso um puxão de orelhas
para acalmar o vosso ardor ?

respondendo Tonio

Tu zombas ? Desgraçada
Pela cruz de Cristo
cuidado que podes
paga-lo muito caro.

Tonio tenta beijá-la e quando ela o afasta diz-lhe

Pela Virgem Santa de Agosto
Nedda, te juro
que mo pagarás

Retorquindo-lhe Nedda

Víbora, Vai-te
Não me metes medo,
eu compreendi-te,
Tens a alma como
o teu corpo ,,,
disforme... asqueroso



2 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Fico sempre espantado como se arranja tempo para escrever tanto blog. E a ópera não é coisa fácil (na questão do tempo. Uma canção pop são 3 minutos e já está, uma ópera consome muito mais tempo).

Luís Maia disse...

Meu caro táxi

è o mesmo que ter um só blog, com muitas etiquetas é uma questão de arrumação.

Que dizer dos seus magníficos post o trabalho não é nada fácil a começar pela pesquiza

Aqui no sindicato é ópera em suaves prestações