Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, novembro 16, 2011

Werther

Esta ópera em quatro actos, aqui reproduzida na integra, com libreto de Edouard Blau, Paul Milliet e Georges Hartmann, segundo o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe. de 1774, foi composta após os grandes sucessos dos trabalhos de Massenet, Manon e Hérodiade, considerada pelos especialistas a partitura mais livre de convenções escrita pelo compositor.

Trata-se de uma ópera cara ao público lisboeta que teve a oportunidade de a ouvir, pela última vez, pelas vozes de Alfredo Kraus e Ileana Cotrubas, em Maio de 1990.

A acção de Werther desenrola-se em Frankfurt. Foi numa Primavera, símbolo do amor e da natureza, que o jovem Werther conheceu Charlotte, resultando desse encontro uma paixão muito intensa. Apesar de tão nobres sentimentos os unirem, o seu amor era impossível, uma vez que Charlotte, no leito de morte da sua mãe, prometera casar com Albert.

A temática do suicídio consequente do amor impossível, juntamente com a escrita musical fortemente marcada pelo uso da técnica do leitmotiv traduz-se assim numa agradável combinação de factores que tornam este trabalho numa ópera de culto.

Aqui pode assistir-se à reprodução integral dessa ópera representada em Barcelona no Liceo em 1987. com o seguinte elenco

Werther ....................... Alfredo Kraus
Charlotte ..................... Renata Scotto
Sophie ................. Maria Angeles Peters
Albert ................... Vincenzo Sardinero
Le Bailli ................ Alfonso Echeverria
Johann ....................... José Castillón
Schmidt ................... José (Josep) Ruiz
Brühlmann .................. Gervasio Ventura
Kätchen ....................... Lucila Dávila
Orchestra Simfonica del Gran Teatro del Liceo
Coro de Nais de l'Escola Pia Lames
Conductor ..................... Alain Guingal
Dirección escénica ....... Giuseppe De Tomasi
Escenografía .......... Ferruccio Villagrossi

  • 1º e 2º acto



  • 3º e 4º acto

Sem comentários: